BEM-ESTAR AO SOL

O sol é nosso amigo. Mas em pequenas doses e com os cuidados certos.

Ele já foi o maior de todos os vilões para a saúde da pele. Agora, o que se sabe é que ele, na verdade, foi um grande injustiçado. O sol, nossa maior estrela e o responsável por belas paisagens, na verdade é nosso amigo. Mas, atenção: em pequenas doses diárias!

O hábito de tomar sol alguns minutos por dia é muito bom para a saúde. Nosso organismo precisa de vitamina D para manter os ossos fortes e essa vitamina é sintetizada pelo nosso corpo com a ajuda do sol. A absorção de cálcio e fósforo depende dele.

Um ambiente sem sol também tende a ser insalubre. Por isso, é muito importante deixar janelas abertas durante o dia, não só para a livre circulação do ar, mas também para a entrada da luz solar, que ajuda a deixar o ambiente mais seco e livre de fungos.

Mas como quase tudo nessa vida, o excesso pode causar danos. No caso do sol, sérios danos! Envelhecimento precoce da pele, câncer de pele, manchas, queimadura. Para evitar que o amigo vire inimigo, é preciso tomar alguns cuidados:

Sempre, mesmo em dias nublados, use protetor solar.

Escolha um protetor específico para a sua pele, ou seja, quanto mais clara for, maior deve ser o FPS.

Prefira tomar sol antes das 10h e depois das 16h.

ANTES DE TOMAR SOL, TOME ALGUNS CUIDADOS

Quando uma pessoa quer colocar o bronzeado “em dia” em pouco tempo o que ela está fazendo nada mais é do que inflamar a pele a ponto dela produzir melanina para se proteger. A melanina é uma espécie de proteção natural contra os danos da radiação solar. Isso quer dizer que o bronzeamento é um indicativo de que a pele está sofrendo algum dano. No entanto, para quem curte ficar bronzeado, o ideal é ter muita paciência. Ficar exposto ao sol durante, no máximo, 30 minutos por dia e antes das 10h da manhã ou depois das 16h vai deixar a pele com uma cor saudável e sem danos futuros.

COPPERTUDO

Veja também

O que é FPS

O que
    é FPS?

E que diferença ele faz na minha vida?

Saiba tudo sobre o fator de proteção solar e de que maneira ele ajuda a proteger a sua pele.